Baseball, o Jogo.

Criamos uma categoria de posts chamada “O JOGO”, para explicar as regras e o funcionamento básico do jogo, tentando ajudar aqueles que estão começando a acompanhar o esporte a não se sentirem perdidos.

Hoje falaremos sobre o fluxo de um jogo de baseball. Confira mais na continuação do post.

Em um jogo de baseball, o objetivo é marcar corridas (runs). Uma corrida ocorre quando um jogador consegue passar pelas quatro bases sem ser queimado, conseguindo assim um ponto para o seu time (Pontos = Corridas = Runs).

Os jogos de baseball são divididos em pelo menos 9 períodos, chamados Innings (ou entradas), podendo se estender indefinidamente em casos de empate, até que um dos times consiga terminar um inning com mais corridas que o adversário.

Placar de um jogo de baseball Ao lado podemos ver um placar clássico  de um jogo de baseball, contendo os nomes dos times (onde o time que jogou em casa vem por último) e a quantidade de corridas obtidas por cada um deles.

Númerados de 1-9 estão os innings e a quantidade de corridas que ocorreu em cada um dos mesmos.

O R indica o somatório de corridas ocorridas no jogo. Também é usual encontrar um H, indicando a quantidade de rebatidas válidas, e um E, indicando a quantidade de erros cometidos pelo time ao longo do jogo.

Um inning é dividido em duas etapas: A primeira onde o time de casa se defende e o time visitante ataca, e a segunda onde o contrário acontece. Obs:  Repare que desta forma, caso o time da casa termine o 8 inning vencendo e o adversário não marque pontos na 9 entrada, o time de casa não precisará jogar a parte “baixa” do inning (ou seja, a sua rodade de ataque) pois o resultado do jogo já estará definido. Por isso a tamanha importância dos arremessadores de final de jogo, chamados de closers.

Em um inning, o time defensor dispõe os seus jogadores em suas posições : 1 na primeira base (1B), um na segunda base (2B), outro entre a segunda e a terceira base (SS) e outro na terceira base (3B). Junto ao Home Plate (base que marca o início e o fim das corridas) fica o o Catcher e o Pitcher ao centro para arremessar, completando o infield. Ainda são posicionados 3 jogadores na parte mais distante do campo (um ao centro, um a esquerda e outro a direita), chamado Outfield.

O objetivo do time de defesa será eliminar três jogadores de ataque do time adversário, encerrando desta forma um inning. Tais eliminações podem ocorrer através das seguintes formas:
– Caso o arremessador (pitcher) consiga três arremessos válidos (strikes), realizando um strikeout.
– Caso o rebatedor consiga acertar a bola, mas um adversário de defesa consiga “segura-la” sem que a mesma tenha tocado o chão.
– Caso o rebatedor consiga acertar a bola, a mesma bata no chão, mas o jogador de defesa consiga pisar na base com a bola em mãos antes do rebatedor.
– Caso o jogador de defesa encoste com a bola no jogador de ataque, antes que o mesmo chegue a uma base ou home-plate (jogada conhecida como tag).

O objetivo do time de ataque será marcar as corridas. Para tal, ele possui as seguintes opções:
– Conseguir uma rebatida válida e correr até a próxima base, sem ser eliminado no processo.
– O Pitcher efetuar quatro arremessos inválidos (ball), garantindo que o atacante ande até a próxima base (e caso a mesma esteja ocupada, o ocupante também poderá se dirigir a próxima), o que é conhecido como Walk.
– Uma vez estando em uma base, partir em disparada até a base seguinte chegando até a mesma sem ser queimado por outro jogador,  mesmo antes do rebatedor partir para o “swing” (ou seja, tentar uma rebatida).

Obs: Dois jogadores de um mesmo time NÃO podem ocupar uma mesma base.

Quando um time possui três jogadores de ataque queimados, a metade do inning chega ao fim e se começa a outra etapa, onde o time que estava no ataque passa para a defesa e o time que estava na defesa, parte para o ataque.

Um Home-Run (HR) ocorre quando a bola é arremessada para fora da área de jogo. Nesse caso, todos os jogadores em base, inclusive o arremessador, poderão completar uma corrida;

Uma rebatida não é considerada válida quando a bola se projeta para trás das linhas imaginárias marcadas pela primeira e terceira bases.

Um arremesso não é considerado válido caso a bola não fique dentro de um prisma pentagonal imaginário, chamado Strikezone,  que compreende a região acima dos joelhos até a metade do espaço entre o início da calça do uniforme e os ombros do rebatedor.

Todos os integrantes de um time deverão arremessar durante a parte de ataque de seu time.  Na MLB, a American League possuei a regra do “Designated Hitter” (DH), permitindo que os times pertencentes a mesma possam substituir o seu arremessador da listagem de rebatedores por um outro jogador que tenha um melhor rendimento na função.

O mesmo não ocorre em jogos da National League.

Em termos básicos, este é o funcionamento de um jogo de Baseball. Futuramente, falaremos sobre cada uma das posições, rotações de jogadores e outras informações interessantes.

0 Responses to “Baseball, o Jogo.”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Agenda

março 2011
S T Q Q S S D
    abr »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

RSS ESPN Baseball

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Twitter do Jack


%d blogueiros gostam disto: