Avaliando Rebatedores: The Three Slashes Line

o_jogo_banner

Uma das formas mais utilizadas para a avaliação de rebatedores é a “three slashes line”. Através desta estatística, podemos avaliar o percentual de vezes em que o jogador consegue rebater a bola, a quantidade de bases conquistadas através do seu bastão, além da sua habilidade para chegar em bases, seja qual a circunstância. Ou seja, um sumário rápido das habilidades ofensivas do atleta.

Um exemplo dessa estatística é dizer que Ryan Howard rebateu para .276/.353/.505 em 2010 e que sua performance caiu, ao rebater para apenas .219/.295/.423 em 2012. Mas o que isso significa? Para entender melhor a estatística, basta entender que cada “barra” representa uma estatística diferente, em ordem: Batting Average (Média de rebatidas), OBP (On-Base Percentage) e SLG (Slugging Average). Analisaremos cada uma a seguir.

Batting Average.

A mais simples das estatísticas, a média de rebatidas é uma divisão simples entre o número de rebatidas conseguidas pelo jogador, sobre o número de aparições no home plate. Por exemplo, um jogador que tenha aparecido para rebater 5 vezes na temporada, conseguindo 2 rebatidas, tem uma BA .400 (BA = H/AB ou seja, BA = 2/5).

Na avaliação de BA, podemos seguir o critério:

> .400 – Excelente.
> .300 – Bom.
> .230 – Comum.
> .200 – Ruim.
< .200 – Horroroso (Chamado de Mendoza Line).

League Leader em BA em 2012: .330 Miguel Cabrera (AL) e .336 Buster Posey (NL).

On-Base Percentage

Indica qual a porcentagem de chances no bastão são convertidas em chegadas em base, independente de se atingir a base por rebatida, walk, ou por ser atingido por um arremesso (HBP). A fórmula é:

OBP = Hits + Walks + HBP/AB + Walks + HBP + Sacrifice Flies

Um valor alto de OBP é um fator determinante para definir o jogador que será o leadoff hitter (o primeiro a ir ao bastão pra rebater). Afinal, como os terceiro/quarto jogadores a rebater serão os com maior SLG (Slugging, ou seja, consegue rebater com maior frequencia para múltiplas bases), é bom que já tenham algum jogador em base para marcar pontos. Exemplo:

Jimmy Rollins e Ben Revere rebatem singles (ambos tem um bom OBP) e Chase Utley é eliminado por flyout. Ryan Howard vem ao bastão e rebate um double. Como Jimmy Rollins já estava na segunda base, provavelmente irá correr para o Home Plate enquanto Revere pode chegar a terceira base.

Um OBP mediano seria por volta de .340. A maior média de OBP na carreira de um jogador com + 3000 PA (Plate Appearances) é de Ted Williams com .481.

League Leader em OBP em 2012: .416 Jon Mauer (NL) e .412 Prince Fielder (AL)

Slugging

A última estatística dessa linha indica quão longe um jogador costuma rebater. As vezes um jogador com baixo número de BA/OBP pode se salvar por uma excelente SLG. Essa estatística é formada por uma média ponderada entre a quantidade de bases obtidas nas rebatidas e as chances de rebatidas, ou seja:

SLG = (1B) + (2x2B) + (3x3B) + (4XHR)/ AB.

Para avaliação, podemos seguir que:

> .600 = Excelente.
> .500 = Bom.
> .400 = Comum.
> .300 = Ruim.

League Leader em SLG em 2012: .608 Giancarlo Stanton (NL) e .606 Miguel Cabrera (AL).

Conclusão

Pela “three slashes line” determinar tanto qual jogador chega muito em base (OBP), como qual jogador rebate constantemente (BA) e a quantidade de bases conquistadas a partir das rebatidas deste jogador (SLG), ela se torna a forma mais frequente de avaliação de um bom hitter. ALguns critérios muito utilizados para achar um excelente rebatedor é procurar por alguém com .3xx/.4xx/5xx (um jogador que rebate bastante e com frequência avança mais de uma base), ou ainda .2xx/.4xx/6.xx (Um jogador que apesar de não rebater tanto, tem uma boa plate discipline para esperar por walks e quando rebate, sabe jogar a bola longe)..

0 Responses to “Avaliando Rebatedores: The Three Slashes Line”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Agenda

fevereiro 2013
S T Q Q S S D
« set   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728  

RSS ESPN Baseball

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Twitter do Jack


%d blogueiros gostam disto: